A comunicação é uma ferramenta necessária e bastante precisa nas relações humanas. A cada novo dia, é notório que até as tecnologias trabalham em prol de uma comunicação de qualidade e que transmita boas experiências para as pessoas, e na comunicação omnichannel acontece da mesma forma.
No mercado, não é diferente, já que há, nos dias de hoje, uma grande variedade de meios de comunicação, formas de melhorar a mensagem que são passadas de empresa para cliente e vice-versa.
A Omnichannel é uma estratégia de marketing, vendas e atendimentos da empresa que a utiliza, com o objetivo de oferecer uma experiência única e interligada aos seus clientes por meio de canais de comunicação tanto online como offline.
O que é Omnichannel?
Como mencionado anteriormente, o Omnichannel é uma estratégia que interliga todos os canais de comunicação de uma empresa com o objetivo de fornecer aos clientes uma experiência de compra perfeita e um melhor atendimento, seja por meio de uma compra através de plataformas onlines, por meio de telefone, outros eletrônicos de comunicação, em um ambiente offline ou por meio de qualquer outro canal utilizado pela empresa.
De forma traduzida a omnichannel pode ser descrita como “todos os canais”, visto que, a palavra “omni”, que vem do latim, significa “tudo/todo” e “channel”, de origem inglesa, significa “canal, ou seja “todos os canais”.
Vantagens da Omnichannel
Agora que você conheceu bem as fases do marketing, vamos conhecer as vantagens da omnichannel, pois a partir do momento em que uma empresa alavanca uma estratégia de marketing omnichannel para criar uma experiência para os consumidores, os benefícios gerados, são bastante significativos, mesmo com o aumento das expectativas do cliente. Sendo assim, conheça algumas das grandes vantagens da Omnichannel.
Melhor experiência para o cliente
Os clientes tendem a usar uma grande variedade de dispositivos para avaliar preços, comprar um item ou avaliar um tipo de serviço, da mesma forma que buscam mais facilidade para rastrear seu pedido, recebê-lo e até mesmo para devolvê-lo, se necessário. É bastante comum, até mesmo, iniciar um processo em um dispositivo e terminá-lo mais tarde em outro aparelho.
É nessas situações que o Omnichannel comprova uma das suas principais vantagens: entregar a experiência que qualquer perfil de cliente necessita ter.
Crescimento da consciência da marca e das vendas fora das lojas
Uma outra vantagem está no conceito de utilizar simultaneamente uma conexão entre vários canais, pois sustenta um crescimento contínuo no reconhecimento da marca.
Facilita a vida dos consumidores aumentando a coleta de dados
Devido a pandemia em 2020, negócios de vários segmentos passaram a oferecer opções diferentes de pedido e atendimento, como: entrega em domicílio e retirada na loja. Ambos, são apenas um pequeno exemplo, de que quanto mais canais uma marca utilizar para chegar no mercado, mais acesso elas terão aos dados do consumidor.
O grande benefício disto está na unificação dos dados que fornece aos profissionais de marketing uma maior percepção do perfil demográfico e comportamental dos clientes.
Essas informações podem incluir tudo, desde o histórico de compras até informações de cookies e atividades realizadas nas redes sociais. Na prática, eles possibilitam vários usos:
- Personalização: os dados permitem que as marcas criem uma jornada mais personalizada. Um exemplo são as sugestões de produtos, feito com mais precisão. Ter esse nível de personalização, ajuda o cliente na tomada de decisões de compras mais ágeis;
- Análise de tendências: com o aumento da coleta de dados, as tendências no comportamento do cliente também podem ser identificadas. O perfil individual pode ajudar as marcas a direcionar suas campanhas de forma mais eficaz;
- Automação de Marketing: existem variações nos padrões de compra ou mesmo na hora do dia em que as pessoas abrem um email. Por isso, ter os dados funciona como insumo para utilizar a Automação de Marketing, assim, automatizando tarefas e a comunicação para o momento em que trará bons resultados.
Como trabalhar o Omnichannel
Ao adotar o marketing omnichannel, você não apenas conseguirá acompanhar seus concorrentes, como também conseguirá obter uma presença autêntica, responsiva e contínua em todos os seus canais de atendimento, além de compreender o comportamento e as preferências do cliente como nunca antes.
Veja a seguir, como começar a trabalhar o Omnichannel:
Organize sua estrutura organizacional
As marcas que lidam diariamente com o desafio do gerenciamento da jornada dos seus clientes com cuidado e precisão, são consideradas as melhores em comparação aos concorrentes.
Para oferecer a experiência perfeita que os clientes precisam e esperam, é preciso que você comunique seus produtos e serviços de maneira consistente, e essa consistência começa em casa.
Seu primeiro passo deve ser integrar todos os departamentos da sua organização com sua nova visão. A gestão omnichannel é alcançada por meio de colaboração interna e requer equipes e tecnologias integradas. Você precisa que todos os seus departamentos estejam na mesma página, promovendo a mesma marca, a mesma mensagem e, finalmente, colocando o cliente em primeiro lugar.
Você também precisa ter as pessoas certas no lugar certo, na hora certa. Depois de estabelecer o marketing omnichannel, você conseguirá identificar vários pontos de contato em que os clientes podem interagir com sua organização e lugares que podem afetar na tomada de decisões e o desejo de comprar seus produtos ou serviços.
Integre suas análises
A captura e a análise de dados, são a base que sustenta a gestão omnichannel. Eles ajudam você a entender melhor sobre seus clientes, identificar oportunidades de mercado inexploradas e a tomar decisões de negócios mais inteligentes e rápidas.
Ainda permite otimizar a interação de um cliente com sua empresa, acompanhando o comportamento dele e, fornecendo intuitivamente conteúdos personalizados.
Para mudar para o marketing omnichannel, você precisará conectar seus fluxos de dados e gerenciar grandes volumes de informações.
Sincronize seus canais
Reconhecer a função e os benefícios que cada canal traz individualmente para os seus negócios e as diferentes maneiras pelas quais os canais de atendimento podem unir-se, é essencial e poderá ajudar você a criar um serviço personalizado e uma experiência de marca consistente.
O grande objetivo final é obter sinergia entre cada um dos canais de atendimentos ativos e, para isso, é necessário uma boa estratégia de engajamento que forneça mensagens consistentes em todos os pontos de contato do cliente, além da tecnologia que vincule dispositivos diferentes.
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