Possuir colaboradores engajados e muito bem informados é um dos maiores diferenciais que qualquer empresa pode ter. É por isso que o Endomarketing é tão essencial em uma empresa.
O Endomarketing é uma das formas mais eficazes para reduzir o índice de rotatividade de funcionários, o turnover, e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.
Essa estratégia contribui para o desenvolvimento e criação da imagem de um lugar agradável e prazeroso de se trabalhar, tornando-o no emprego dos sonhos de muitas pessoas.
Como o marketing deve sempre iniciar de dentro para fora, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre Endomarketing e como ele poderá melhorar a sua empresa com sucesso.
Afinal, o que é Endomarketing?
O Endomarketing nada mais é que uma estratégia institucional voltada para as ações internas de uma empresa. Também é chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, resultando em um time ainda mais motivado e reduzindo o turnover.
A grande importância de investir nessa estratégia em uma empresa, gira em torno da influência dos colaboradores dentro do próprio negócio, pois, possuem contato com todos os processos, dessa forma, tornam-se mais aptos para opinar e influenciar as pessoas a respeito da marca de modo geral.
Seu objetivo principal é reter e atrair os colaboradores, transformando-os em agentes embaixadores da marca.
Os colaboradores mais engajados também ajudarão na organização e divulgação da sua cultura interna. As ações de Endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna dentro das empresas.
Qual a importância e influência do Endomarketing para a melhora da sua empresa?
Antes de dar início ao investimento na estratégia de Endomarketing, é essencial entender a importância dessa estratégia para sua empresa. Portanto, confira a seguir:
Equipe mais motivada
A estratégia de Endomarketing auxilia na motivação da equipe, isso porque a empresa demonstra estar mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.
A grande motivação dos funcionários tende aumentar consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que preocupa-se com a qualidade de trabalho e bem-estar em uma empresa.
Otimização da produtividade
Da mesma forma que a motivação, a produtividade também torna-se realidade dentro de uma empresa com boas estratégias de Endomarketing.
Quando a equipe se sente mais motivada e satisfeita com seu trabalho, o time tende a executar da melhor forma, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.
Menor rotatividade de funcionários
A motivação está ligada a mais um ponto de vantagem do Endomarketing. Quando vem à mente, colaboradores mais motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho em que estão inseridos, é perceptível que a rotatividade de funcionários diminui.
Ao notar que está inserido em um ambiente de trabalho em que a qualidade e bem-estar da equipe é prioridade, poucos demonstram estar dispostos a deixar a empresa, não pensando apenas no salário, mas pela importância que a empresa entrega a todos os funcionários.
Times mais leais e compromissados com a empresa
Uma empresa que se preocupa com as necessidades e sugestões da equipe para melhorar o dia a dia da empresa impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.
Empresa mais agradável para trabalhar
Quando uma empresa preocupa-se com a qualidade de trabalho e bem-estar da sua equipe, o fluxo de atividades e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.
Logo, isso influencia no desempenho da equipe e no aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.
A estratégia do Endomarketing é essencial em sua empresa para auxiliar no crescimento da empresa através de uma equipe de altíssima potência, satisfeita e encorajada.
A CobCred utiliza estratégias de Endomarketing com os seus colaboradores e isso tem ajudado bastante na satisfação e retenção deles.